Com o intuito de conscientizar a população masculina para a prevenção ao câncer da próstata, a Unimed Ceará, em parceria aAssociação dos Amigos do Centro Integrado de Oncologia (Assocrio), adere mais uma vez ao movimento Novembro Azul. Durante todo esse mês, a cooperativa irá realizar diversas atividades gratuitas voltadas aos homens com o objetivo de alertar para o diagnóstico precoce da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
“A Unimed Ceará adere mais uma vez ao Novembro Azul para fortalecer o movimento e insistir na importância da prevenção e no tratamento precoce do câncer de próstata. Nesse sentido, a parceria com a Assocrio é fundamental”, destaca o presidente da Unimed Ceará, Dr. Darival Bringel de Olinda.
Em prol do movimento, será realizado em 11 de novembro o Passeio Ciclístico Azul. A concentração será a partir das 19 horas, com saída às 20 horas, em frente ao Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed Ceará, localizado na Rua Nogueira Acioli, 925, Aldeota. Já no dia 16, às 19 horas, o urologista Dr. Felipe Soares irá ministrar uma palestra aberta ao público sobre a importância do exame de prevenção. As vagas são limitadas e a inscrição poderá ser realizada até o dia 15 por meio do sitewww.unimedceara.com.br.
E, para encerrar a programação do Novembro Azul, será realizado um aulão funcional no Anfiteatro do Parque do Cocó (Avenida Padre Antônio Tomás) no dia 29 de novembro, às 7 horas. A atividade é aberta ao público, limitada para 100 pessoas, onde todos receberão camisas. Ali do lado, na Academia Unimed Ceará do Parque do Cocó, haverá um educador físico dando orientações e outros profissionais aferindo pressão arterial, medindo peso e altura e calculando o Índice de Massa Corporal (IMC).
A Unimed Ceará iniciou a programação do Novembro Azul no dia 3 de novembro, em um estande montado no Shopping Riomar. No local, foram dadas orientações sobre o tema. E, por meio de ligações telefônicas, a cooperativa está sensibilizando os seus clientes com idade igual ou maior de 50 anos que ainda não realizaram o exame PSA, que diagnostica o câncer de próstata.
Sobre o câncer de próstata
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e na frente do reto. O câncer de próstata ocorre quando as células dessa glândula começam a se multiplicar de forma desordenada. Embora normalmente apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até 50% se já houver algum caso na família. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o câncer de próstata em fase inicial não apresenta sintomas. Por isso é fundamental que o homem faça exames de rotina. A recomendação da SBU é que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com histórico familiar devem procurar o urologista a partir dos 45 anos.
Sobre o Movimento Novembro Azul
Criado na Austrália em 2003, o Novembro Azul foi lançado no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. O movimento já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no País e tem por objetivo combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.
Sobre a Assocrio (www.assocrio.org.br)
A Associação dos Amigos do Crio (Assocrio) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2004 e surgiu por meio da iniciativa e união de esforços da sociedade civil, dos funcionários e pacientes do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), que é uma instituição especializada no tratamento de câncer e oferece os serviços de quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e ambulatório especializado. Dispõe de uma equipe interdisciplinar, que tem como foco principal a qualidade e humanização do atendimento. A maioria dos pacientes atendidos pelo Crio é proveniente do SUS e apresentam inúmeras dificuldades socioeconômicas, além do enfrentamento da doença.
Sobre a Unimed Ceará (www.unimedceara.com.br)
A Unimed Ceará é uma das mais respeitadas empresas do setor de saúde do estado, atuando como operadora de planos de saúde privada em todas as regiões da unidade federativa, sendo, ainda, a Melhor Operadora de Plano de Saúde para se Trabalhar no País (Great Place To Work – Saúde 2014), uma das Melhores Empresas Para Trabalhar na América Latina (GPTW América Latina 2015), uma das Melhores Empresas Para Trabalhar no Ceará (GPTW 2012, 2013, 2014 e 2015), uma das Melhores Empresas Para Trabalhar no segmento Saúde do País (GPTW – Saúde 2013) e uma das Melhoras Empresas Para Trabalhar no Brasil (GPTW 2014). Fundada em 1985 sob um modelo empresarial cooperativista, a Unimed Ceará, cuja sede está instalada em Fortaleza, configura-se como Federação das Unimeds do Estado do Ceará ao reunir nove filiadas em seu sistema: Unimed Abolição, Unimed Aracati, Unimed Cariri, Unimed Centro-Sul do Ceará, Unimed Crateús, Unimed Nordeste do Ceará, Unimed Sertão Central, Unimed Sobral e Unimed Vale do Jaguaribe, compondo uma rede integrada que facilita o acesso de clientes em clínicas, hospitais e consultórios médicos em suas próprias cidades. Integrante do Sistema Nacional Unimed, a maior rede de assistência médica do Brasil, a Unimed Ceará conta com cerca de 1.100 médicos cooperados às suas filiadas e vários serviços próprios e de terceiros, tais como hospitais, pronto-atendimentos, clínicas e laboratórios nas Unimeds singulares, para melhor servir seus mais de 107 mil clientes. Sua missão é promover o Cooperativismo Médico por meio do fortalecimento das Unimeds filiadas e prestar serviços como Operadora de Plano de Saúde, com práticas sustentáveis e atendimento humanizado, garantindo a satisfação de seus clientes.
* postado por Oswaldo Scaliotti