Com o objetivo de alertar as mulheres para a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, a Unimed Ceará, em parceria com a Rede Mama, realiza o Passeio Ciclístico Rosa, no dia 7 de outubro, em prol do movimento mundial Outubro Rosa. A concentração será a partir das 19 horas, com saída às 20 horas, em frente à Sede da Unimed Ceará, localizada na Rua Padre Luís Figueira, 52, Aldeota.
“Por acreditar na força do movimento, a Unimed Ceará adere novamente ao Outubro Rosa, desta vez com mais força, firmando parceria com a Rede Mama, que congrega todas as atividades relacionadas ao combate ao câncer de mama no Estado do Ceará”, explica o presidente da Unimed Ceará, Dr. Darival Bringel de Olinda.
Os 600 primeiros participantes que fizerem a doação de uma ou mais latas de leite em pó ganharão uma camisa do evento e participarão de sorteio de brindes. Os ciclistas irão dispor do acompanhamento de ambulância, carros de apoio, batedores, água e degustação de alimentos saudáveis. Também será possível alugar bicicletas no local.
Além do passeio ciclístico, ao longo do mês de outubro, a Unimed Ceará realizará outras ações, como distribuição de lacinhos da campanha e iluminação da fachada na cor rosa. Já no dia 15 de outubro, as ginecologistas Dra. Helena Marília e Dra. Renata Holanda irão ministrar palestras sobre a importância da mamografia para clientes e colaboradoras. As vagas são limitadas e a inscrição poderá ser realizada até o dia 14 por meio do site www.unimedceara.com.br.
E de 19 a 23, a cooperativa estará com uma equipe multidisciplinar no estande da Rede Mama, no shopping Riomar, das 11h às 19h, dando orientações sobre prevenção ao câncer de mama, aferição da pressão arterial, medição do peso e altura e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Já no dia 25, apoiará a II Caminhada Rosa, que irá acontecer na Avenida Beira-mar.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Serviço – Passeio Ciclístico Rosa
Data: 07 de outubro (quarta-feira)
Horário: 19h – concentração / 20h – saída
Local: Rua Padre Luís Figueira, 52, Aldeota
Inscrição: uma ou mais latas de leite em pó
Aluguel de bicicletas no local: R$ 20
Sobre o Movimento Outubro Rosa
Criado nos Estados Unidos na década de 90, o movimento Outubro Rosa se espalhou pelo mundo levando à sociedade a importância de prevenção ao câncer de mama, com foco no autoexame. No Brasil, o movimento teve início em 2002 quando um grupo de mulheres teve a iniciativa de iluminar de cor de rosa o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Com o passar do tempo, os governos e organizações foram desenvolvendo ações relacionadas à campanha, que se tornou internacional.
Sobre a Rede Mama (www.redemamaceara.com.br)
Fundada em junho de 2014, a Rede Cearense de Combate ao Câncer de Mama (Rede Mama) é uma instituição sem fins lucrativos, que tem por missão congregar as instituições que atuam no combate ao câncer de mama no Ceará, desenvolvendo trabalhos em parceria, visando a redução da mortalidade e contribuindo para a disseminação do conhecimento a cerca da doença. A Rede Mama tem, dentre outros objetivos, organizar e promover eventos, campanhas e ações que envolvam a temática do câncer nas mulheres. Sendo assim, promoverá o Outubro Rosa 2015 no Ceará, que este ano tem como tema: “Diagnóstico em tempo hábil para maiores chances de cura”.
Sobre a Unimed Ceará (www.unimedceara.com.br)
A Unimed Ceará é uma das mais respeitadas empresas do setor de saúde do estado, atuando como operadora de planos de saúde privada em todas as regiões da unidade federativa, sendo, ainda, a Melhor Operadora de Plano de Saúde para se Trabalhar no País (Great Place To Work – Saúde 2014), uma das Melhores Empresas Para Trabalhar na América Latina (GPTW América Latina 2015), uma das Melhores Empresas Para Trabalhar no Ceará (GPTW 2012, 2013 e 2014), uma das Melhores Empresas Para Trabalhar no segmento Saúde do País (GPTW – Saúde 2013) e uma das Melhoras Empresas Para Trabalhar no Brasil (GPTW 2014). Fundada em 1985 sob um modelo empresarial cooperativista, a Unimed Ceará, cuja sede está instalada em Fortaleza, configura-se como Federação das Unimeds do Estado do Ceará ao reunir nove filiadas em seu sistema: Unimed Abolição, Unimed Aracati, Unimed Cariri, Unimed Centro-Sul do Ceará, Unimed Crateús, Unimed Nordeste do Ceará, Unimed Sertão Central, Unimed Sobral e Unimed Vale do Jaguaribe, compondo uma rede integrada que facilita o acesso de clientes em clínicas, hospitais e consultórios médicos em suas próprias cidades. Integrante do Sistema Nacional Unimed, a maior rede de assistência médica do Brasil, a Unimed Ceará conta com cerca de 1.100 médicos cooperados às suas filiadas e vários serviços próprios e de terceiros, tais como hospitais, pronto-atendimentos, clínicas e laboratórios nas Unimeds singulares, para melhor servir seus mais de 107 mil clientes. Sua missão é promover o Cooperativismo Médico por meio do fortalecimento das Unimeds filiadas e prestar serviços como Operadora de Plano de Saúde, com práticas sustentáveis e atendimento humanizado, garantindo a satisfação de seus clientes.
* postado por Oswaldo Scaliotti