Com a proximidade do Dia das Mães, a importância do atendimento humanizado na área da saúde ganha ainda mais destaque. Nesse período, a Unimed Fortaleza acentua sua abordagem centrada no paciente, onde os acolhimentos personalizados têm se mostrado essenciais no processo de recuperação dos pacientes.
Neste Dia das Mães, a cooperativa reafirma seu compromisso em oferecer um atendimento de excelência e acolhedor, celebrando o amor e a dedicação das mães com uma homenagem singela, mas carregada de sentimentos. Nesta sexta-feira (10) haverá entrega de mimos e mensagens para pacientes das unidades de internação do Hospital Unimed, com a participação de um coral itinerante. No Hospital Unimed Sul também haverá entrega de mimos e um café da manhã para as mães das crianças das UTIs Pediátrica e Neonatal.
Na Unimed Fortaleza, a preocupação assistencial vai além de tratar os problemas de saúde dos pacientes, por isso adota a premissa “o que importa para você?” para compreender as necessidades e desejos individuais de cada pessoa atendida. A ação em homenagem às mães dos pacientes infantis faz parte do propósito de garantir a segurança do paciente e o atendimento humanizado, que se estende às acompanhantes e às colaboradoras dos hospitais.
“Humanizar o cuidado é essencial para reconhecer que os pacientes são mais do que uma doença, são seres humanos com emoções e necessidades únicas. Fazer o que importa para todas as nossas pessoas é a essência do nosso propósito”, explica Daniele Moreira, coordenadora de Experiência do Paciente da Unimed Fortaleza.
Homenagem para colaboradoras
No próximo dia 17 de maio, a Unimed Fortaleza proporcionará um jantar especial para cerca de 50 profissionais que são mães e seus filhos. Em um ambiente decorado para proporcionar todo acolhimento, as mães terão ainda algumas surpresas. Além disso, um vídeo está sendo preparado em homenagem às mães.
Movimento “o que importa pra você”
O movimento começou nos Estados Unidos, em 2010. Desde então, tem incentivado instituições de saúde a trocarem a preocupação assistencial de “qual é o problema?” para “o que importa para você?”.
Para os Hospitais da Unimed Fortaleza, fazer o que importa para o paciente sempre foi uma premissa alinhada ao propósito da cooperativa. O movimento vem, na verdade, para dar nome ao que já é realizado com maestria todos os dias dentro dos muros verdes.
Diversas ações são pensadas para melhorar a experiência do paciente e dos colaboradores e promover seu bem-estar, resultando em benefícios significativos para sua saúde e refletindo o propósito da cooperativa. O movimento “O que importa para você?”, adotado na Unimed Fortaleza, veio para formalizar e fortalecer essa prática já presente no dia a dia da instituição, onde o verbo “cuidar” está enraizado em todas as ações realizadas, com foco no cuidado centrado na pessoa, sejam pacientes ou profissionais da unidade de atendimento.
Imagina receber a visita de um animal de estimação, promover celebrações especiais no leito de internação ou contar com um prontuário afetivo? Essas são algumas das medidas adotadas pelos Hospitais da Unimed Fortaleza, que fazem com que cada paciente se sinta único e valorizado em todos os aspectos de sua jornada de saúde. O Prontuário Afetivo, por exemplo, é feito com base nas preferências do paciente: como deseja ser chamado, suas preferências alimentares, time favorito, desejo do dia, dentre outros. A escolha desse nome reflete o compromisso com a humanização do atendimento.