Quem chegou a uma das estações do Bicicletar em Fortaleza, na manhã deste domingo (10), se deparou com mudas de plantas, ornamentais ou frutíferas, nas cestinhas das bicicletas compartilhadas. As mudas são um presente da Unimed Fortaleza para os usuários do sistema, em alusão ao Dia do Meio Ambiente, celebrado no último dia 5, e em comemoração as 2 milhões de viagens, que evitaram o despejo de 724.19 toneladas de CO2 no ar.
A Unimed Fortaleza, além de cuidar da saúde das pessoas, também busca cuidar da saúde da cidade e do mundo. Exemplo disso é o apoio dado ao Bicicletar, sistema de bicicletas compartilhadas que oferece uma alternativa de transporte sustentável e não poluente. O projeto é da Prefeitura Municipal, operado pela empresa Serttel e apoiado pela Unimed Fortaleza.
O casal Roberta Morato e Eduardo Bruno Sousa encontraram as mudas nas bicicletas e adoraram a ação da Unimed Fortaleza. Os dois são de Manaus e estão em Fortaleza há pouco tempo. Eduardo já utiliza o Bicicletar como meio de transporte diário e achou super válida a iniciativa de conscientização. “É muito importante essa ação de promover uma consciência ambiental nas pessoas, não só de usar um meio de transporte alternativo, como a bicicleta, mas também de cuidar do meio ambiente e do nosso planeta”, afirma Eduardo.
A advogada Tatiana Pinheiro utiliza as bicicletas compartilhadas como lazer nos finais de semana e ficou super feliz em poder levar a plantinha pra casa. “Adorei a iniciativa da Unimed Fortaleza, vou levar a muda para replantar. Já utilizo as bicicletas compartilhadas há muito tempo e achei maravilhosa a ideia de presentear os usuários dessa forma”.
A entrega das mudas celebra os avanços alcançados pelo Bicicletar, além de encerrar a Semana do Meio Ambiente na cooperativa, que teve diversas ações de educação ambiental durante os últimos dias. Teatro de bonecos para as crianças do Centro Pediátrico do Hospital Regional Unimed (HRU) e uma trilha no Parque do Cocó foram algumas ações realizadas pela Unimed Fortaleza para celebrar o Dia do Meio Ambiente.
Em toda a cidade existem 800 bicicletas compartilhadas, distribuídas pelas 80 estações. O projeto tem como objetivo introduzir o modelo de transporte saudável e não poluente, reduzindo os engarrafamentos e a poluição das áreas centrais da cidade, promovendo a humanização do ambiente urbano e a responsabilidade social das pessoas, além combater o sedentarismo da população, incentivando a prática de hábitos saudáveis.