Dados do Ministério de Educação e Cultura (MEC) informam que um dos principais motivos da evasão escolar está relacionado com problemas de visão. E foi pensando em como ajudar a minimizar o dano que essa realidade causa no Ceará que o projeto Cuidar do Futuro foi criado. O objetivo é usar as escolas como base para ter acesso a crianças e adolescentes e lhes proporcionar uma avaliação médica. Em seguida, viabilizar a entrega de óculos para as crianças avaliadas.
Dentre os 100 países com maior IDH, o Brasil tem a 3ª maior taxa de evasão escolar do mundo, com 1 a cada 4 alunos abandonando a escola antes de completar a última série. Das crianças em idade escolar, 30% têm alguma deficiência visual e sabe-se que 23% da evasão está relacionada a este fator. Diante desses números, a Unimed Fortaleza sentiu a necessidade de contribuir de alguma forma para mudar essa realidade e transformar a vida de crianças e adolescentes que sonham com um futuro melhor.
Entenda como funciona
A cooperativa selecionou algumas escolas públicas e convidou seus oftalmologistas a se voluntariarem para visitarem estas unidades, avaliarem as crianças e adolescentes e, de acordo com a primeira triagem, encaminhá-las para uma consulta médica gratuita. A primeira escola avaliada foi a Escola Municipal Maria Viviane Benevides Gouveia, localizada na Rua Creuza Roque, 247, no bairro Manuel Sátiro. Nela, todos os 622 alunos já foram avaliados, e, destes, 40% apresentaram alguma dificuldade de visão.
Como ser um doador
Além das consultas o projeto propõe também doações de óculos através de uma parceria com a ONG Renovatio (www.renovatio.org.br). Para que mais estudantes possam ter acesso, a Unimed Fortaleza convida a população a abraçar o projeto realizando a doação de óculos para as crianças e adolescentes. Cada óculos terá o valor de R$ 25,00. E cada doação aumentará a ação da Cooperativa. Quanto mais pessoas participarem, mais crianças terão a oportunidades de enxergar o mundo com o novo olhar.
Para saber mais detalhes sobre a campanha, acesse o hotsite www.unimedfortaleza.com.br/cuidardofuturo
- postado por Oswaldo Scaliotti