Menos de dois meses após o lançamento do novo visual para o jogo de cartas UNO, a empresa responsável por fabricar o produto anunciou que deverá confeccionar, ainda este ano, a versão minimalista do jogo feita pelo cearense Warleson Oliveira.
O estudante, que está cursando o último semestre do curso de Design Gráfico no Centro Universitário UniFanor Wyden, apresentou o projeto pela primeira vez dia 9 de janeiro de 2020 por meio das redes sociais. Devido ao grande compartilhamento, o projeto viralizou e chegou a Mattel, dona dos direitos autorais do jogo.
Para desenvolver a ideia, além do talento, o designer associa o sucesso do projeto com o incentivo dado pela instituição. “Nas aulas os professores que lecionam disciplinas práticas sempre incentivam a gente a buscar montar o portfólio, mesmo que seja com projetos sem fins lucrativos. E, por coincidência, sempre gostei de criar coisas mesmo não tendo um objetivo real para isso, só para responder questionamentos que faço”, explica Warleson.
Professor do curso de Design Gráfico, Jorge Godoy destaca que a integração dos trabalhos facilita o relacionamento entre professores e alunos, tornando o ensino mais próximo e individualizado. “Nós entendemos que seria mais interessante unir as demandas das disciplinas de Projeto de Embalagens, Multimídia, Tópicos Avançados em Design Gráfico, Animação e WebDesign em um único projeto, onde os alunos desenvolveriam jogos de tabuleiro ou, como são conhecidos comercialmente, os BoardGames. Desde o início, os alunos foram orientados pelos professores a conceberem a história do jogo, decidirem qual a melhor mecânica a ser utilizada, de que forma produziriam os elementos do jogo, como pinos, cartas, roletas etc e como materializariam nas gráficas da região. ”Por fim, os trabalhos foram apresentados para uma banca formada por profissionais de agências e estúdios de design cearenses, que auxiliaram com feedbacks”, explica o professor.
Ainda segundo Jorge Godoy, apenas em 2019, mais de 10 jogos foram desenvolvidos pelos alunos, com diversas temáticas. “Todos eles foram documentados por meio de artigos em formato de relato de experiência que poderão ser publicados em mostras e congressos”.
UNO Minimalista:
Jogador assíduo do UNO e apaixonado pela tendência minimalista, Warleson decidiu unir a diversão com os projetos desenvolvidos na carreira de designer. Além de redesenhar a estética de um dos jogos mais famosos do mundo, o estudante também criou duas cartas para o baralho e, consequentemente, novas regras.
Na carta “espelho”, idealizada por um amigo de Warleson, o último jogador que soltar uma carta de ação contra o outro deverá sofrer os danos daquela mesma jogada. Além dessa, a outra novidade foi a carta “trocar mãos”. Após ser descartada, a carta faz com que o jogador escolha outro para trocar o baralho. A jogada já era realizada por algumas pessoas que utilizavam o zero para desenvolver a ação.
Mesmo sem ter uma data específica para o produto estar nas lojas, a Mattel já divulgou que o valor do jogo deverá ser de US$ 9,90, que representa, a depender da cotação, R$ 46,07 reais.