A UTE Pecém, usina termoelétrica de propriedade do grupo EDP, alcançou neste mês, a marca de 21mil GWh de energia elétrica gerada no Ceará, energia suficiente para abastecer todo o Estado durante dois anos. Para isso, foram mais de 70 mil horas de funcionamento somando seus dois geradores elétricos desde o início da operação comercial, em dezembro de 2012, o que foi o diferencial para transformar o estado em exportador de energia nos últimos anos.
Segundo o diretor Lourival Teixeira, durante esse período houve muitos investimentos em melhoria de processos e eficiência, o que continua em 2018 com o investimento da EDP de cerca de R$ 100 milhões em novas ações preventivas de manutenção de seus equipamentos.
“Terminamos o ano de 2017 com índice de disponibilidade média em 92,3%. Essa marca supera em 2,1 pontos percentuais o valor estabelecido em contrato, ou seja, entregamos ainda mais valor agregado aos consumidores. Outra importante marca alcançada em 2017 foi a taxa de falhas da UTE Pecém, já que fechamos o ano em 5,4 falhas/ano, muito abaixo do recomendado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) que é de 12 falhas/ano para esse tipo de usina. Alguns dos motivos para esse excelente resultado foi o intenso trabalho preventivo realizado durante o ano, comprometimento e integração dos nossos colaboradores”, afirma Lourival.
Sobre a EDP – UTE Pecém
Em operação desde 2012, a UTE Pecém é um empreendimento do Grupo EDP. A Empresa gera 370 empregos diretos e 1.053 empregos indiretos. A atividade da usina é responsável pela transformação do Ceará de estado importador para estado exportador da energia elétrica.
A EDP Brasil atua nos segmentos de Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Soluções em Energia no País. Além do Ceará, a EDP possui ativos em outros onze estados: Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Já nos negócios de Comercialização e Soluções em Energia, atua em todo o território nacional.
Controlada pela EDP Energias de Portugal S.A, uma das maiores operadoras europeias no setor energético, a EDP Brasil integra o Índice de Sustentabilidade da BM&F Bovespa (ISE) há 12 anos, que reúne empresas que adotam boas práticas corporativas no que diz respeito a aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa.