Levantamento divulgado pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE prevê crescimento de 6% em relação a esse ano
Os últimos meses do ano e o primeiro trimestre do seguinte são sinônimos de oportunidade para jovens de todo País. Isso porque muitos estudantes concluem a graduação ou o período de dois anos de contrato de estágio se encerra (conforme previsto na Lei do Estágio), dando lugar a novos profissionais no mundo do trabalho. Baseado nessa sazonalidade, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE estima que serão abertas mais de 85 mil vagas de estágio e aprendizagem só no primeiro trimestre de 2020.
O superintendente Nacional de Operações do CIEE, Marcelo Gallo, destaca que o momento de procurar o primeiro emprego ou estágio é esse. “Nesse momento, de fim e começo de ano, as empresas estão em planejamento de quadro de funcionários. É um período interessante para quem busca uma inserção no mundo do trabalho”, explica. “Estudante, não deixe de nos procurar! A hora é agora”, frisou. Segundo Gallo, percebe-se uma recuperação no número de vagas de estágio ofertadas, sendo o maior número de posições abertas desde 2014.
Para Humberto Casagrande, superintendente Geral do CIEE, a perspectiva de crescimento reflete um momento de otimismo do mercado, porém ainda preocupante, uma vez que a taxa de desemprego entre a população de 18 a 24 anos supera o dobro da média geral, com 25,7% (segundo o IBGE). “A nossa aposta continua sendo o Programa do Aprendiz que, com medidas administrativas necessárias, teria maior adesão. É um projeto que não só insere o jovem no mundo do trabalho, mas se preocupa em formar cidadãos”, explica, referindo-se às soft skills não desenvolvidas com a formação técnica e mecânica.
Sobre o estágio, Casagrande destacou os benefícios de se ter um estagiário na companhia, no sentido de que, uma vez dentro da empresa, ele traz frescor, novas ideias e ajuda as instituições a dialogarem com o jovem. “É uma forma de falar a mesma linguagem desse universitário, de entender o seu comportamento”.
De acordo com o BEM, o Boletim Estatístico Mensal do CIEE, que compilou os dados de janeiro a outubro de 2019 (ou seja, uma parcial do ano corrente), os cursos de maior procura para estágio no Ensino Superior são Direito, Pedagogia e Administração.
Para conferir as vagas de estágio e aprendiz disponíveis pelo CIEE, basta acessar o site oficial, ciee.org.br. O cadastro, bem como todos os serviços oferecidos aos estudantes e aprendizes, é gratuito.
Sobre o CIEE
Desde sua fundação, há 55 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Atualmente, administra o estágio de 200 mil estudantes e a aprendizagem de 100 mil adolescentes e jovens. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações vulneráveis.
Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais: Facebook |Instagram | Twitter | YouTube | Linkedin ciee.org.br
5 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CIEE
1. É uma entidade de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com os governos, Sistema S (Sesi, Sesc, Senai) ou entidades de classe.
2. Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem.
3. É uma entidade qualificada para ministrar os encontros de capacitação socioprofissional a aprendizes.
4. É mantida por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados. Nada é cobrado dos jovens e adolescentes beneficiados.
5. É dirigido com um conselho composto por educadores, profissionais liberais e empresários, todos voluntários. |