Na manhã desta sexta-feira (21), a Prefeitura de Fortaleza e o Hapvida Saúde, juntamente com a Serttel, promoveram evento para celebrar o aniversário de dois anos de operação do VAMO, sistema de carros elétricos compartilhados da capital. O evento, que foi realizado na Praça Antônio Prudente, contou com a presença de usuários do sistema, jornalistas e representantes da Prefeitura de Fortaleza, do Hapvida e da Serttel.
A programação teve início com a fala da Diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, Simone Varella, reforçando a importância de se investir em mobilidade urbana e lembrando que iniciativas como o VAMO, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da cidade, tem tudo a ver com saúde, razão pela qual o Hapvida abraçou o projeto. Simone destacou ainda que a questão de mobilidade é de responsabilidade de todos. “Ajudar a Prefeitura a construir esse legado do compartilhamento, de uma sociedade mais integrada às pessoas, convivendo bem o público e o privado, em busca de um coletivo melhor, é função de todos nós”. Ela finalizou agradecendo a todos que colaboraram com o VAMO, em especial, aos usuários que, ao longo desses dois anos, realizaram 3.753 viagens.
Na sequência, foram homenageados e premiados dois usuários que mais usaram o sistema, Luiz Carlos Duarte e Priscilla Oliveira. Eles receberam das mãos da Diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida um passe para uso gratuito de uma hora por dia, durante um mês. Os usuários destacaram a importância da iniciativa para a cidade. “Sou incentivadora do projeto, gosto muito dele não só pelo bem que ele faz ao meio ambiente, mas pela cultura de que a divisão pode multiplicar. A ideia de ter um carro que muitas pessoas possam utilizar, que facilita a vida de mais pessoas por um custo acessível é algo que precisa ser, de fato multiplicado, incentivado e ampliado”, contou Priscilla.
Fechando a solenidade, o Secretário Executivo da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luiz Alberto Sabóia, agradeceu o Hapvida pelo apoio e enfatizou a importância do projeto para a população. “Gostaria de agradecer imensamente ao Hapvida, pela visão da empresa em relação à cidade. Os carros do VAMO não poluem o meio ambiente, o que é um benefício importante, uma vez que 62% da poluição de Fortaleza hoje vem das descargas dos automóveis. Além disso, a quarta causa mais comum de morte na cidade, são doenças do aparelho respiratório, que tem uma relação muito forte com a poluição ambiental. Por isso, essa iniciativa tem tudo a ver também com saúde pública e coletiva que é missão do Hapvida”.
Luiz Alberto falou ainda que avalia de forma positiva esses dois anos de operação do VAMO e contou que a Prefeitura está avaliando expandir o projeto. “Após esses dois anos, estamos aptos a pensar numa fase de crescimento. Esperamos que em breve, em parceria com Hapvida e Serttel, possamos começar um diálogo técnico e divulgar uma possível fase dois de expansão, contemplando outras regiões da cidade, como por exemplo, o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Além disso, estamos estudando a possibilidade de uso de outro tipo de combustível limpo, como por exemplo, uma versão do VAMO movido a gás, produzido a partir do lixo do aterro sanitário. Estamos avaliando também a possibilidade de o usuário poder pegar e deixar o carro em qualquer lugar e não somente nas estações, o que deve aumentar significativamente a quantidade de uso do sistema”, pontuou.
Ao final do evento, os convidados puderam se cadastrar no sistema e fazer test drive nos veículos. Todos os usuários já cadastrados no VAMO terão passe livre de uma hora que deve ser utilizado nesta sexta (21). A programação foi fechada com um café da manhã especial no Café Vida para os convidados.