Segundo dados divulgados no 38º estudo Webshoppers da Ebit-Nielsen, o mercado online de turismo cresceu 17,8% em 2018, movimentando um total de R$ 35,1 bilhões. O montante posiciona o turismo como o segundo segmento com maior faturamento no e-commerce (31,3%), atrás apenas de lojas B2C e bens de consumo, que faturaram ano passado R$47,7 bilhões (47,7%).
De olho nesse mercado, que cresce em período da recuperação de uma grave crise econômica no Brasil, uma startup cearense projeta crescer quase 200% em seu faturamento. Os números do buscador online de passagens, Yzzer.com, apontam que a conta é viável. De 2016 para 2017, a empresa cresceu 45%, e de 2017 a 2018 (até novembro), já subiu mais 34% percentuais se compararmos o mesmo período do ano passado.
A projeção para o ano de 2019 é ambiciosa, e bate na casa dos 195%, segundo um dos sócios, Luís Cláudio Ribeiro. “É possível sim, e esse cerzimento está distribuído em três linhas de atuação: market share impulsionadas por ações de marketing digital agressivo, novas receitas do site com a adição de novos produtos e o aumento de vendas de clientes corporativos, mantendo a nossa média de aumento ano após ano”, pontua Luís Cláudio.
Destrinchando em números, a projeção da startup cearense ficará assim:
Market share: +65% em venda de voos com ganho decorrente de ações de marketing digital, mecanismos de melhoria na indexação do site, aumento no volume de acessos considerando a taxa de conversão do site, lançamento de nova versão do aplicativo para busca de voos e re-busca de clientes através de e-mails.
Novos produtos: +25% atribuído a novas fontes de receitas no site. Já no primeiro trimestre o site oferecerá hotéis, e além disso, com condições de parcelamento diferenciadas das praticadas no mercado. Até o final do primeiro semestre, o site contará também com aluguel de carro incluso em seu cardápio ao cliente.
Vendas Corporativas: +10% de aumento na venda de clientes corporativos, com base nas estimativas de demanda alinhadas com as principais contas já atendidas, e o crescimento constante já estabelecido.
Webshoppers da Ebit-Nielsen
O levantamento foi realizado com uma amostra de 2.241 consumidores online em 2018, e desvenda perfil e hábitos de consumo de turismo online no Brasil, abrangendo itens relacionados a viagens (passagens aéreas, reservas de hotéis, pacotes turísticos e outros serviços relacionados às OTAs). Ainda segundo o estudo, o turismo também foi o segundo que mais cresceu na modalidade de compra (17,8%), quando o segmento arrecadou R$29,8 bilhões.
Coco Bambu
A startup yzzer.com faz parte do grupo Coco Bambu, que no total, já fatura R$ 700 milhões por ano, mas tem meta de chegar ao R$ 1 bilhão até o fim do 2019, e conta com a participação da agência de turismo online para isso.
Capitaneados por Felipe Russo Barreira, e seu pai e controlador dos restaurantes Coco Bambu, Afrânio Barreira, a empreitada tem ainda os jovens Samuel Polastrini e Luis Cláudio Ribeiro, que pensaram simples na hora de oferecer ao cliente o melhor negócio.
O conceito é simples, com os custos reduzidos de uma operação online, a startup negociou a condição de ofertar tarifas exclusivas, a partir de acordos realizados diretamente com as companhias aéreas e parceiros em dois anos pré-operacionais, assim os descontos são convertidos aos clientes.
“Garantimos um preço final melhor até nas próprias companhias aéreas, pode pesquisar. Além de que o nosso preço para passagens internacionais são imbatíveis quando comparado com outros buscadores, o segredo está em abrir mão da comissão em busca de clientes, cada vez mais, aderem ao costume de planejar e adquirir suas viagens pela internet”, explica Luís.