Cuidados com a pele são sempre essenciais, principalmente com a chegada do verão e temporada de férias. Muitas pessoas não sabem, mas o cuidado com a pele tem de começar ainda no caminho da viagem. É o que reforça o dermatologista Adriano Accioly, do Hospital Haroldo Juaçaba, unidade integrada ao Grupo ICC. “As cautelas que incluem desde hidratação à exposição ao sol, podem evitar danos à pele como manchas, pano branco, queimaduras e até mesmo doenças mais graves como o câncer”, reforça.
Confira as demais dicas:
Hidratação da pele
Você sabia que é ideal hidratar a pele durante as viagens de avião? De acordo com a especialista, o ar bombeado para dentro da aeronave chega a temperaturas bem baixas, assim como a umidade no avião, que equivale à encontrada em alguns dos desertos mais secos do mundo. “Consequentemente a água presente na pele evapora mais rápida, causando ressecamento. Por isso, ao entrar no avião, é necessário borrifar água termal no rosto para manter a pele hidratada”, disse.
Cuidado com a alimentação
Alguns alimentos também podem auxiliar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm caratenoides, tem importante ação antioxidante. Eles são encontrados em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha. Paralelo a isso, é importante também beber muita água e manter a hidratação do corpo em dia. Também é fundamental utilizar roupas com fatores de proteção.
Banho de Piscina e de Mar
De acordo com o Dr. Adriano Accioly, é necessário evitar o uso de esfoliantes e sabonetes abrasivos antes de entrar na piscina, porque eles podem tirar a proteção natural da pele. “Além disso, é importante, após o banho de piscina, retirar a roupa molhada o quanto antes para evitar possíveis fungos e micoses. Não esqueça de utilizar hidratantes após a piscina ou o banho de mar”, disse.
Exposição ao sol
A dica do dermatologista do Hospital Haroldo Juaçaba é aproveitar o início da manhã, até as 10h no máximo ou o fim de tarde após 16h. “Ainda que vá nesses horários, é indispensável o uso de filtro solar, no mínimo fator 30 e em outros casos, se você for mais sensível ao sol, pode chegar até ao fator 60 em diante. O uso de chapéu, boné, viseira, roupas com fatores de proteção e óculos escuros são indispensáveis para o cuidado com a pele nesse período”, disse.