O vereador de primeiro mandato Evaldo Costa (PRB) fez um balanço dos seus primeiros seis meses de atuação na Câmara Municipal de Fortaleza. Locutor, radialista e apresentador de TV, Evaldo vem lutando para garantir melhorias na segurança pública e oportunidades para os jovens da capital.
Com o gabinete aberto, onde mesmo de recesso parlamentar está atendendo à população, Evaldo conta que prefere ouvir às pessoas para, assim, definir os projetos que devem ser apresentados na câmara. “Estes primeiros meses foram muito produtivos. É meu primeiro mandato, mas mesmo assim tivemos uma boa participação. Tenho procurado não ter volume legislativo, mas sim projetos que realmente vão ao encontro com o anseio das comunidades. Conheço bem a cidade, suas necessidades e são sobre essas demandas do povo que nós trabalhamos e lutamos para encontrar uma solução”, destaca o republicano.
Dentre os cerca de 60 projetos e requerimentos, o vereador do PRB é autor do projeto de indicação, já aprovado em plenário, que sugere à criação do Programa Municipal de Incentivo à Reabilitação de Dependentes Químicos (Proreab) de Fortaleza. Outra proposta do parlamentar, voltada para a geração de oportunidade, é o projeto que cria o banco de emprego para a juventude, denominado “Emprego Jovem”. “O ‘Emprego Jovem’ sugere que as empresas deem oportunidade de trabalho aos jovens que buscam seu primeiro emprego, sem ter que exigir experiência. Em contrapartida elas recebem incentivo fiscal da prefeitura”, explica Evaldo.
Preocupado com a seca que assola a cidade, o republicano apresentou projeto que sugere a implantação de dessalinização da água do mar em água doce por meio de tecnologia a preço compatível com a realidade da capital. “Temos uma costa marítima muito ampla, então porque não criar uma maneira de amenizar a situação da crise hídrica? A proposta foi aprovada, agora vou discutir com o Executivo para colocarmos em prática”, disse Evaldo, que também é autor da proposta que sugere a perfuração de poços tubulares nos bairros mais afastados do centro da cidade.
Visando maior segurança aos alunos da capital, Evaldo Costa apresentou proposta que autoriza os veículos de serviços de transportes escolares a trafegar as faixas exclusivas para ônibus, de segunda a sexta-feira, entre os horários das 6h às 10h, das 11h às 14h e das 17h às 19h. “Sabemos que a implantação de faixas exclusivas e preferenciais contribuiu muito para a melhoria da mobilidade urbana, mas a utilização destas faixas também pelos veículos que estão transportando estudantes garante melhor segurança aos estudantes transportados, já que os condutores poderão se locomover com mais agilidade e tempo, garantindo maior fluidez ao trânsito na nossa capital”, defende o parlamentar.
Ainda como parte do seu trabalho no Legislativo, Evaldo Costa está promovendo, por meio de indicações, diversas campanhas de conscientização, dentre elas a que combate permanentemente o assédio sexual. “Avalio que estamos fazendo um bom trabalho. Não nos trancamos no gabinete, meu mandato está sendo feito pela população. Não podemos deixar de atender o povo. Já estamos nos organizando novos projetos para o segundo semestre onde iremos lutar a cada dia pelo nosso povo”, finalizou o vereador do PRB.
- postado por Oswaldo Scaliotti