O vereador Pedro Matos (PROS) retornou à Câmara de Fortaleza depois de um período na Secretaria Especial de Parcerias e Concessões de Maracanaú, onde atuou ativamente para potencializar as relações do município com a iniciativa privada. Após assumir o mandato como vereador, o parlamentar realizou a prestação de contas com o município de Maracanaú nesta terça-feira (08).
Fruto do trabalho na Secretaria, o município passou a possuir um Instituto que viabiliza editais de parcerias público-privadas (IPGC), sem custos para o erário, e uma Lei Municipal para a realização segura das parcerias e concessões, além da garantia da verba de R$ 1 milhão para a criação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico via Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Pedro destaca que, durante o período na Prefeitura de Maracanaú, o maior foco foi buscar ideias inovadoras para o desenvolvimento, como o lançamento do edital da PPP de Cidades Inteligentes; Iluminação Pública; e Utilização de Energia Solar nos prédios públicos. Outro trabalho apresentado foi o resultado dos estudos e análise de viabilidade para os editais da PPP de Creches e Escolas e das tratativas com o Estado para a PPP do Aterro Sanitário. Para obter um resultado democrático dos editais, criou na prefeitura um Comitê Gestor Municipal para discussão e aprovação dos editais licitatórios.
Além disso, buscou aproximar e prospectar atuais e novas empresas para o Distrito Industrial, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Enquanto secretário, também construiu relação institucional com a Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) e Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias (SFPP), ambas do Governo Federal.
“Foi uma experiência muito enriquecedora e sou grato ao prefeito Roberto Pessoa (PSDB) pela confiança. Nós demos início a um projeto muito significativo que beneficia toda a população e que será dado continuidade com muita competência. Todas as documentações também já foram entregues”, comemora o vereador.
Após a saída de Matos, o empresário André Siqueira, assume o cargo como novo secretário.