Por solicitação do vereador Renan Colares, acontece, amanhã (25), entrega da Medalha Boticário Ferreira ao grão-mestre do Grande Oriente do Brasil, Roberto Rocha Araújo, no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. Na ocasião, também, será realizada homenagem aos 80 anos da Associação Maçônica Grande Oriente do Brasil Ceará. O parlamentar recebe os convidados para a homenagem a partir das 9 horas desta sexta-feira.
“É com alegria que realizamos essa solenidade que homenageará a história da Maçonaria no Ceará”, disse o vereador Renan Colares.
O homenageado também é Contabilista e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (Unifor); palestrante, conferencista e empresário;diretor e titular da Iniciativa Assessoria Empresarial; conselheiro da Associação Amigos em Ação; diretor do Instituto Hidroanbiental Águas do Brasil (IHAB); iniciou na Maçonaria em 23/ 09/ 1995 na Loja Maçônica Evolução e Trabalho; Fundador do Instituto de Cultura Maçônica do Estado do Ceará (ICMAC); presidente da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica do Grande Oriente do Brasil Ceará;
A Grande Oriente do Brasil Ceará, fundada em 24 de agosto de 1937, é uma das mais antigas associações maçônicas, filiada ao Grande Oriente do Brasil, a qual participou ativamente de momentos crucias da história brasileira, como a abolição da escravatura e a proclamação da república, congregando trinta lojas maçônicas. Mesmo sendo uma associação mais nova que a Grande Loja Maçônica do Ceará, as lojas que se reuniram para lhe fundar eram as mais antigas do estado, como a “Fraternidade Cearense”, fundada em 1 de dezembro de 1859, e a “Loja Igualdade”, fundada em 27 de junho de 1882.