A sexta edição do Festival Internacional de Folclore do Ceará se encerra neste domingo (19), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Diante da grande influência da cultura africana nas manifestações artísticas brasileiras e por acreditar e valorizar esta ancestralidade e matriz genética, o VI Festival Internacional de Folclore do Ceará faz uma ação alusiva ao dia da consciência negra com a coroação de homenagem aos maracatus. Evidenciando o ícone da cultura negra cearense que é patrimônio imaterial.
O festival, que começou nesta quinta-feira (16) ampliou suas ações esse ano para além da capital cearense e promoveu a maior parte de suas atividades na Serra de Baturité, em Pacoti. Com ampla programação, o Festival promoveu gratuitamente apresentações musicais, dança folclórica, comercialização de artesanato, literatura de cordel, gastronomia regional, além de ações formativas com atividades como aulas-show, vivências e exposições, valorizando a cultura popular e fortalecendo o Ceará como cena internacional da dança, arte e cultura.
Para democratizar ainda mais o acesso do público às mais diversas formas de expressão da cultura popular, estimular o diálogo entre artistas e espectadores, além de repensar meios de valorizar as tradições, o Festival Internacional de Folclore do Ceará subiu a Serra de Baturité e ocupou praças, pátios e escolas de Pacoti.
“Escolhemos Pacoti para esta descentralização nas atividades do Festival por ser uma cidade que já tem uma tradição na realização de feiras culturais e mostras juninas, onde o trade turístico se desenvolve e cresce a cada dia, além de ter uma população de moradores e visitantes ávida por cultura, lazer e entretenimento de qualidade”, explica Sheila Fernandes, Coordenadora do Festival.
O Festival Internacional de Folclore do Ceará reúne esse ano cerca de 500 artistas de Grupos de Projeção Folclórica de abrangências local e nacional, Grupos de Etnia e Grupos Internacionais. A expectativa é atingir um público de 10 mil pessoas durante os quatro dias de evento, nos diversos espaços ocupados, que terão a oportunidade de desfrutar do rico intercâmbio artístico-cultural.
Além de valorizar as tradições, a pesquisa e a experimentação, o VI Festival Internacional de Folclore do Ceará é um encontro entre as mais distintas manifestações culturais e traz reflexões sobre as danças folclóricas em um contexto internacional, por meio do qual é possível conhecer aspectos da trajetória de um povo e ampliar conhecimentos. Os grupos internacionais que participam do Festival são: Paraguay Ete do Paraguai e Raíces de Mi Chile, do Chile.
De outros estados brasileiros participam do Festival o Elenco Adulto do C.T.G – Centro de Tradições Gaúchas Fagundes dos Reis, de Passo Fundo (RS), o Grupo Folclórico Beneficente Bumba-Meu-Boi de Axixá, de São Luís (MA) Grupo Apolo de Danças Gregas (SP). Do Ceará, marcam presença a Cia de Dança Estrelas da Rua, o Grupo de Dança Tablado, o Grupo de Tradições Cearenses, o Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, o Grupo Mira Ira – IFCE e a TXAI Cia de Danças Populares, todos de Fortaleza.
O Festival homenageia duas personalidades da Cultura Popular Cearense: a professora Graça Martins e o produtor Clerton Vieira, além do Grupo de Dança Tablado. Todos têm trabalhado para fortalecer a cultura popular do Ceará.
O VI Festival Internacional de Folclore do Ceará é uma realização da Encena Produções em parceria com a Prefeitura Municipal de Pacoti, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Curso Pré-Universitário UECEVEST e Ernanitur; apoio institucional da ENEL, Conselho Internacional de Dança (Cid-Unesco), Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore e Associação Txai Cultura e Arte; promoção do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares e apoio cultural da Secretaria da Cultura do Ceará.
SERVIÇO:
ENCERRAMENTO DO VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DO CEARÁ
Data: 19/11 (domingo)
Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Fortaleza
Horário: 18h30
Programação:
Coroação de Homenagem aos Maracatus Cearenses
Grupo Tradições Cearenses (Fortaleza–CE)
Paraguay Ete Villa Elisa (Paraguai)
Grupo Folclórico Beneficente Bumba-Meu-Boi de Axixá (São Luís–MA)
Grupo Apolo de Danças Gregas (São Paulo–SP)
Cia de Dança Estrelas da Rua de Fortaleza (Fortaleza–CE)
Elenco Adulto – C.T.G Fagundes dos Reis (Passo Fundo–RS)
Conjunto Folklórico Raíces de Mi Chile (Chile)
Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestina (Fortaleza–CE)
Entrada: Gratuita
Transmissão ao Vivo – www.festivaldefolcloredocera.com.br
Mais informações pelos telefones 85 99677.5031 / 3023.3064 ou nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/festivaldefolcloredoceara
Instagram: @folcloredoceara