Para incentivar o debate da questão hídrica no estado do Ceará, a gigante têxtil apresenta para os órgãos o projeto pioneiro Pegada Hídrica Vicunha
A Vicunha Têxtil, maior produtora mundial de índigos e brins, e o Movimento ECOERA, pioneiro em integrar os mercados de moda, design e beleza à sustentabilidade no Brasil, se uniram para lançar o projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, que utilizará métricas próprias para mapear, pela primeira vez no Brasil, o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans – do plantio, ao consumidor final.
Para ampliar o debate sob o gasto hídrico no Ceará, Marcel Imaizumi, diretor executivo de operações e planejamento estratégico da Vicunha, e Chiara Gadaleta, especialista em sustentabilidade e fundadora do ECOERA, participaram na última semana, em Fortaleza, de um encontro com a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará e com a CAGECE (Companhia de Água e Esgoto do Ceará), para apresentação da proposta do projeto.
Um dos principais objetivos da “Pegada Hídrica Vicunha” é criar conscientização e unir os diversos players da cadeia produtiva do jeans, abrindo, assim, espaço para trocas e discussões sobre o desenvolvimento de alternativas que visam reduzir o consumo hídrico no país.
Com três unidades instaladas no Ceará, entre os municípios de Maracanaú e Pacajus, a Vicunha reforça nesse projeto a importância de agir sobre a situação de risco da região. Localizado no clima semiárido, e com possibilidade de entrar em colapso devido ao cenário de seca dos últimos anos, o estado vivencia, atualmente, uma das principais crises hídricas do Brasil
Sobre a Vicunha Têxtil
Com mais de 50 anos de mercado, a Vicunha é líder mundial na produção de índigos e brins e referência quando o assunto é jeanswear. Posicionada entre as maiores indústrias têxteis do mundo, a empresa conta com quatro unidades produtivas no Nordeste – estados do Ceará e Rio Grande do Norte – uma fábrica no Equador e outra na Argentina, além de filiais na América do Sul, Europa e Ásia.
A gestão de recursos escassos e a preocupação com o fator humano são uma das principais bandeiras defendidas pela fabricante, que segue as mais rígidas normas de preservação ambiental e elabora ações e programas visando a segurança e o desenvolvimento das pessoas. A Vicunha utiliza modernas tecnologias apoiadas nos conceitos de redução, reciclagem e reuso, e reafirma toda sua responsabilidade criando produtos mais sustentáveis e fabricados de forma consciente.