Esse é o maior investimento de queijos já feito pela companhia e visa acelerar o mercado em constante crescimento
A Vigor inicia 2019 aquecendo o mercado de queijos, em que compete com as marcas Faixa Azul, Vigor, Jong e Danubio. Mantendo seu objetivo de ser referência em queijos no Brasil, a companhia investe R$ 41 milhões no aumento da capacidade produtiva de seu queijo parmesão na unidade de São Gonçalo do Sapucaí – MG. Com a estratégia, a fabricante de alimentos quadruplicará o volume produzido na planta, dedicada à fabricação de itens das marcas Faixa Azul e Vigor. A expansão já estará pronta no primeiro trimestre do ano.
De acordo com Gilberto Xandó, presidente da empresa, a decisão foi motivada pelo crescimento da companhia no mercado de queijos. “Vimos a forte demanda do produto como oportunidade para aquecer a retomada de crescimento do mercado de queijos no país. Decidimos abraçar essa expansão para iniciarmos o ano em um ritmo mais acelerado que nos permitirá movimentar o varejo”, declara Xandó.
O parmesão está entre os tipos de queijos especiais mais consumidos no Brasil. Na versão parmesão ralado, a Vigor é a fabricante líder de mercado com as marcas Vigor e Faixa Azul (Nielsen, 2018). No caso de Faixa Azul, a empresa também oferece o produto nas versões Forma, Cilindro, Fatia e Reserva Especial. A marca está há mais de 70 anos no país e foi reconhecida com medalha de ouro no World Cheese Awards, o maior concurso de queijos do mundo, em 2016, competindo com 3.000 queijos inscritos de 26 países.
Para a expansão em questão foi construída uma área de 8.000 metros quadrados exclusivamente dedicada à maturação do parmesão, etapa importante do processo de fabricação que leva, no mínimo, 12 meses. De acordo com Luís Renato Bueno, diretor da Business Unit de Queijos da Vigor, o novo volumereforça a capacidade produtiva da empresa para atender melhor ao setor. “Nos últimos anos tivemos um crescimento expressivo no negócio de queijos especiais da companhia. Esse investimento mostra a nossa convicção na ampliação desse crescimento para os próximos anos”, afirma Luís.
Há poucos anos, a empresa identificou uma forte predisposição do mercado para uma onda de “gourmetização” dos queijos e ampliação das ocasiões de consumo de queijos especiais, a exemplo do que houve com vinhos e cervejas. Para seguir essa tendência, criou uma unidade de negócios inteiramente dedicada ao segmento e realizou uma série de movimentações: investiu em fábricas; ampliou o portfólio de Faixa Azul, que antes só produzia parmesão e passou a contar com uma linha completa de queijos especiais; relançou a marca Danubio; e lançou uma linha completa de especiais também para a marca Vigor. Além disso, ampliou os investimentos de marketing e trade marketing de todas as marcas e trabalhou uma plataforma de educação para levar conhecimento sobre queijos aos consumidores.
A estratégia tem como base um prognóstico otimista do mercado de queijos especiais que, apesar de ainda pequeno, cresceu 45% em 2016 (Kantar Worldpanel). Seguindo esse caminho, outros R$ 30 milhões serão investidos pela Vigor, a partir do ano que vem, na modernização e ampliação das demais unidades fabris de queijos da companhia.
Conheça as linhas de queijos da Vigor:
Faixa Azul
Presente no Brasil há mais de 70 anos, Faixa Azul é a primeira marca de queijo parmesão produzido em escala industrial, mantendo sua receita original e o acabamento artesanal. Seu parmesão tradicional leva 12 meses para maturar e é oferecido nas versões Forma, Cilindro, Fatia, Ralado e Ralado Light. O portfólio possui ainda o Parmesão Reserva Especial, que leva 18 meses para maturação. Além disso, a marca conta com uma linha variada de queijos especiais, com os tipos Brie, Camembert, Emmental, Blue Cheese, Gouda e Gruyère, de cremes de queijos dos tipos Parmesão, Brie e Emmental, e de Fondue de Parmesão.
Vigor
A linha de Queijos Especiais Vigor tem o objetivo de ajudar o consumidor a inserir opções diferenciadas nas receitas do dia a dia e dar um toque especial ao seu cotidiano. Brie, Camembert, Gorgonzola, Gouda, Emmental, Gruyère e Provolone são os tipos de queijos oferecidos no robusto portfólio lançado pela marca em 2018, que conta com um total de 12 produtos, divididos em diferentes opções de tamanho. Sabor, qualidade e variedade são os principais atributos da linha, que atende tanto o consumidor final quanto ao mercado de Food Service.
Jong
Jong é uma marca especializada em queijo tipo reino. Seu portfólio conta com os produtos Jong e Jonguinho.
Danubio
Danubio é uma marca de lácteos brancos premium. Seu amplo portfólio oferece queijo frescal, queijo tipo cottage, re