Empresa reafirma compromisso com o desenvolvimento sustentável e destaca a potência da digitalização para a inclusão social;
Na esfera ambiental, evidencia a forte atuação pela economia circular no setor e redução de CO2 por meio da digitalização;
A Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU em 2015, com 169 metas de mobilização global, para a redução das desigualdades sociais e a proteção ambiental do planeta. Para contribuir com estes objetivos, as empresas precisam endereçar ações consistentes, entender qual é sua parcela de colaboração e como podem evoluir no atingimento destas metas. Comprometida com a sustentabilidade, a Vivo, líder em seu setor, acaba de publicar uma análise inédita “Vivo pelos ODS 2030”, que traz uma visão estratégica de ESG relacionada ao seu negócio e potencial para o futuro.
A partir do estudo, a empresa avalia as contribuições para a sociedade e destaca os ODS que são materiais em seu segmento de atuação, para encontrar oportunidades de potencializar sua contribuição, definindo os temas que devem ser prioritários para o negócio. “Com esta análise inédita, reforçamos a visão estratégica da Vivo e tornamos mais transparente a nossa atuação para todos os stakeholders impactados pelo negócio. Também destacamos nosso impacto para o desenvolvimento sustentável, renovamos nosso compromisso para o bem-estar das pessoas e proteção do planeta, e trazemos um olhar de contribuição ao futuro”, revela o Vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, Renato Gasparetto.
A análise aponta, em uma escala qualitativa, a partir de uma visão sistêmica sobre o negócio, os 11 ODS prioritários com sua contribuição direta ou indireta, com metas alinhadas à estratégia da companhia e potencial de alcance em toda a sociedade. São eles: ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura, de impacto elevado; ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 10: Redução das Desigualdades, ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis, ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima e ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes, de muito alto impacto; e os ODS 3: Saúde e Bem-Estar; ODS 4: Educação de Qualidade; ODS 5: Igualdade de Gênero, ODS 7: Energia Acessível e Limpa, ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação, de impacto médio.
Potência da digitalização para a inclusão social (ODS 09 e 10)
A Vivo acredita na digitalização como um importante caminho para impulsionar o desenvolvimento econômico e a inclusão social no Brasil. Por isso, defende uma agenda estratégica, envolvendo diferentes agentes para promover este tema em todos os setores, com a ampliação da conectividade nas cidades e no campo, adoção de tecnologias na educação, em especial nas escolas, transformação digital nos setores produtivos, das instituições públicas e a redução da brecha digital, que se evidencia com o surgimento de novas tecnologias.
Para a Vivo, uma governança transversal, que integre a educação digital – com a formação de professores preparados para capacitar os jovens para as novas profissões, que surgiram a partir da tecnologia, o aumento de incentivos à investimentos e a ampliação do acesso da população a serviços e equipamentos, a inclusão digital pode acelerar a inclusão social e ser um dos grandes legados para o país.
Por meio da Fundação Telefônica Vivo, há 24 anos no Brasil, a empresa contribui com o desenvolvimento de competências digitais junto a estudantes de escolas públicas. Para isso, apoia Secretarias de Educação no desenvolvimento de políticas relacionadas à adoção qualificada de tecnologia nos ensinos Fundamental e Médio e integra movimentos e coalizações que discutem estratégias e agendas para uma educação pública de qualidade como Tec Educação, Profissão Docente, Educação Já e o Movimento pela Base. Só em 2022, as iniciativas de educação da Fundação formaram cerca de 70 mil educadores, tanto à distância como no presencial. Destaque para o primeiro itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados, voltado aos jovens do Ensino Médio da escola pública, em parceria com escolas Secretarias de Educação do Espírito Santo (2023), Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Ao mesmo tempo, com o propósito de Digitalizar para Aproximar, a Vivo vem preparando a infraestrutura para o futuro digital, investindo R$9,5 bi em 2022 para levar conectividade fixa e móvel, impulsionando a transformação digital e social, de norte a sul do Brasil. Sua rede de fibra está atualmente em 24,7 milhões domicílios e empresas. No serviço móvel, a empresa também avança em ritmo acelerado e leva o 4.5G a 3,5 mil municípios. Até o momento, a Vivo já ativou o 5G em todas as capitais e cidades com +500 mil habitantes, um total de 117 municípios.
A empresa também atua como um hub de serviços digitais e acessíveis. Por meio do Vale Saúde, oferece serviços a um público de mais de 70% da população que não possui plano privado. Em educação, estruturou uma Joint Venture com a Anima para a criação de um ecossistema focado em cursos livres e de curta duração, com foco em empregabilidade. Em serviços financeiros, com foco nos clientes desbancarizados, lançou o Vivo Money, plataforma de empréstimo pessoal por meio da qual um cliente pode financiar a compra do seu celular no e-commerce ou marketplace, que já emprestou milhões de reais a dezenas de milhares de clientes. Com a carteira digital Vivo Pay, oferece gigabacks em função da recorrência e utilização de serviços da Vivo.
Com incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento, a empresa também mantém um ecossistema digital exclusivo e dedicado, o Vivo Meu Negócio, para que os pequenos empreendedores tenham acesso facilitado aos serviços que dão suporte à entrada e manutenção no ambiente online, democratizando o ponto de partida rumo a digitalização.
Atuação pela economia circular e redução de emissões e por meio da digitalização (ODS 13)
Dois fatores principais posicionam o negócio responsável da Vivo no pilar ambiental. Os serviços e soluções levados aos clientes, que contribuem para a redução de emissões, e a atuação da empresa pelo clima, com metas de curto, médio e longo prazo. Como compromisso e contribuição para uma economia de baixo carbono, a Vivo estabeleceu, logo após Acordo de Paris, suas primeiras metas ambientais voltadas à redução de emissões e uso de energia renovável. Desde então, já reduziu em 88% nossas emissões diretas. Também é empresa neutra em carbono, compensando as emissões que não pode evitar por meio de projetos de preservação da floresta Amazônica.
Toda a energia consumida pela Vivo provém de fontes renováveis. A empresa investe em projetos de geração distribuída de energia de fonte solar, hídrica e de biogás por todo o país e recicla 98% dos resíduos de sua operação. O compromisso é ser Net Zero até 2040, por isso, volta sua atenção para mitigar a pegada de carbono na cadeia de valor, engajando, além dos clientes, seus fornecedores mais intensivos em emissões nessa jornada.
Por serem de baixa emissão, os serviços digitais da Vivo também permitem reduzir o impacto das ações diárias dos clientes no meio ambiente e contribuem para uma transição verde. Segundo a empresa, à medida em que serviços de conexão, nuvem e Internet das Coisas (IoT) promovem mudanças comportamentais dos clientes, também reduzem deslocamentos e consumo de energia e evitam emissões dos clientes. De acordo com estudo da Vivo, só em 2022, foram evitadas 23,6 milhões de toneladas de CO2eq pelos clientes com a utilização dos serviços.
A Vivo também atua junto aos consumidores pela economia circular e acompanha toda a jornada dos clientes, desde o momento da escolha de um novo smartphone, com o selo Ecorating, passando pela troca do aparelho, com a recompra com desconto do equipamento em bom estado e a comercialização no mercado de usados pelo programa Vivo Renova, garantindo maior vida útil. Finalmente, quando chega o momento do descarte, o programa Vivo Recicle disponibiliza 1,8 mil pontos de coleta em suas lojas. Só em 2022, foram recolhidas 11,3 toneladas de lixo eletrônico, assegurando que os equipamentos voltem para a indústria sob a forma de matéria prima.
Compromissos
Os ODS prioritários fazem parte da estratégia e das iniciativas ESG da Vivo, com metas, planos de ação, indicadores de impacto e avaliações de progresso orientadas para 2030. A Vivo é participante do Pacto Global da ONU há 13 anos e desde 2022, integra o Conselho Orientador da Rede Brasil (CORB). A empresa também aderiu a seis compromissos da Ambição 2030 com o Pacto Global, incluindo “Ambição Net Zero”, “Elas Lideram”, “Raça é Prioridade”, “Mente em Foco” e “Salário Digno”, Conexão Circular”, temas considerados prioritários para que se atinjam as metas coletivas estabelecidas em contribuição aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Governança
As iniciativas da Vivo, alinhadas à uma forte governança, vem contribuindo para que a companhia ocupe a segunda posição no Índice de Sustentabilidade da B3 – do qual faz parte há 11 anos – e esteja entre as 10 empresas mais sustentáveis do mundo em seu segmento de atuação no ranking da Global Corporate Sustainability Assessment (CSA), realizado pela S&P, principal referência para o Dow Jones Sustainability Index (DJSI).