Companhia passa a franquear a expansão de sua internet de ultravelocidade por meio de parceiros regionais, aumentando a oferta de internet de qualidade a pequenas operações
O projeto de expansão da rede FTTH (fibra) da Vivo para levar internet de ultravelocidade para mais cidades do país terá um impulso adicional com o novo modelo de negócio adotado pela empresa. A partir de agora, a Telefônica (dona das marcas Vivo e Terra) passa a franquear sua marca e experiência na expansão de banda larga por fibra, ampliando sua capilaridade por meio de parceiros, e possibilitando a oferta de uma internet de qualidade a pequenas operações.
Como franqueadora, a Vivo oferece todo o conhecimento técnico na implementação de uma rede de fibra, e experiência na comercialização de seus produtos e serviços. O franqueado passa a utilizar toda capacidade técnica da empresa, bem como a força da marca e qualidade da Vivo Fibra (banda larga de ultravelocidade). Esse novo modelo de negócio chega ao mercado como Terra conectado por Vivo Fibra. A escolha pelo Terra para liderar essa expansão, se deu pelo poder e relação que a marca tem com internet e tecnologia há mais de vinte anos.
O projeto foca em cidades de 20 mil a 50 mil habitantes, e também municípios ou bairros periféricos de grandes centros urbanos. Com a iniciativa, a Vivo pode somar mais de 1 milhão de domicílios cobertos com fibra, pelos franqueados, aos 15 milhões já previstos pela expansão própria da companhia, até o final de 2021. Atualmente, a Vivo segue com cerca de 10 milhões de domicílios cobertos, em 154 cidades espalhadas em todo país.
A Telefônica, além da marca Terra conectado por Vivo Fibra, oferecerá aos franqueados uma série de processos ágeis, treinamentos gerenciais e técnicos, acesso a fornecedores habilitados com preços diferenciados, call center central único, topologia de rede garantindo estabilidade e escalabilidade, saída de Internet (circuitos IP e ponto de conexão com a rede da Telefônica para acesso à Internet), e 115 mil kms de backbone nacional. O franqueado será responsável pelo desenvolvimento de toda infraestrutura de rede necessária, bem como a gestão da operação, incluindo vendas, atendimento e instalação.
“A demanda da população é por internet, e a Vivo é a única empresa da América Latina a investir fortemente em um projeto de fibra, promovendo uma experiência única a seus clientes”, explica o gerente sênior de Franquias da Vivo, Fernando Duschitz. “Esse novo modelo de negócio da Vivo é uma oportunidade para empresas e investidores que querem entrar neste mercado, como também para aqueles que já atuam como provedores, se beneficiarem da força da marca Terra, com escala da Telefônica, e qualidade da Vivo, além de toda nossa experiência na expansão da fibra, presente hoje em 154 cidades do país”, explica Duschitz.
Para se tornar um franqueado, o investidor passará por algumas etapas normais de um processo de franchising, como envio de propostas, simulações financeiras, testes de aptidão, etc, e investimento mínimo de R$ 2,5 milhões, com payback estimado em 4 anos, com Taxa Interna de Retorno de aproximadamente de 30%, e contrato de 120 meses renováveis. Para mais detalhes e inscrição, o investidor deve acessar: http://www.terrafibra.com.br/seja-um-franqueado/
A expansão com este novo modelo de negócio terá início em 20 de novembro, na cidade Águas Lindas de Goiás, no interior do estado de Goiás, com cerca de 80% de cobertura do município. A expansão continua no início do próximo ano, com mais duas cidades no Centro-Oeste, além de um cronograma de expansão que prevê cerca de 500 localidades para os próximos três anos.