Empresa convoca a sociedade e governo para discutir os impactos da tecnologia no dia a dia das pessoas, o direito à privacidade, e a segurança digital
A Vivo anuncia hoje, dia 1º de outubro, no Brasil, seu Manifesto por um novo Pacto Digital, em que convoca a sociedade e o governo para discutir os impactos da tecnologia no dia a dia das pessoas. Em sua essência, a proposta da Vivo traz o duplo desafio de aproveitar as novas oportunidades oferecidas pela digitalização em favor da sociedade e ao mesmo tempo, mitigar os novos riscos associados a ela.
“Estamos vivendo uma revolução digital que influencia a forma como as pessoas se relacionam e interagem, por isso a importância de discutirmos a conectividade para todos como um impulsionador central dessa transformação, aliada à necessidade de modernização de novas leis e regulamentação”, reforça Eduardo Navarro, presidente da Telefônica Brasil/Vivo.
Diante deste cenário, a Vivo entende a importância de definir um pacto que proteja os direitos do cidadão e garanta que os benefícios dessa nova era digital cheguem a todos. “Estamos comprometidos em construir o novo Brasil. Queremos ser protagonistas nesse movimento que vai transformar a vida das pessoas, ampliando o acesso dos brasileiros à educação e ao mundo digital, com maior confiança e sustentabilidade”, finaliza Navarro.
Para nortear este debate, o Manifesto por um Novo Pacto Digital considera cinco princípios: Digitalização; Inclusão Digital; Educação; Segurança & Privacidade; e Modernização de Leis & Políticas Públicas.
Digitalização e Inclusão Digital
Digitalização, no sentido de conectividade, é o pontapé inicial para ampliar a inclusão digital. Mais da metade da população mundial ainda não está conectada e para haver uma mudança significativa neste cenário, a implantação da banda larga deve ser prioridade para as administrações públicas. A operadora defende ainda redes de acesso inovadoras e sustentáveis, com modelos de negócios novos e colaborativos e melhores serviços públicos digitais.
Educação
Os governos devem adotar as políticas públicas necessárias para garantir que os cidadãos estejam prontos para viver no novo ambiente digital. Como resultado da força da Internet das coisas (IoT) e da inteligência artificial, que trazem soluções para facilitar a vida das pessoas, em um curto espaço de tempo, muitas funções serão automatizadas. Os profissionais devem estar preparados para adquirir novos conhecimentos e exercer novas atividades. A Vivo defende que, em colaboração com outros agentes sociais, os agentes públicos mobilizem as mudanças necessárias na educação e preparação da sociedade para a transição do trabalho e empregabilidade, garantindo direitos do cidadão em uma era de grandes transformações.
Segurança & Privacidade
Confiança e transparência são pontos importantes para impulsionar mudanças sociais positivas em áreas como saúde, educação, transporte e outros. Para isso, é essencial que os usuários tenham conhecimento e controle sobre seus dados e possam decidir como e quando serão utilizados. A empresa defende o uso responsável da inteligência artificial e dos algoritmos, pautados em princípios éticos e que as plataformas globais tenham um comportamento responsável para garantir uma digitalização mais sustentável. Estas mudanças devem estar acompanhadas de políticas públicas eficientes que garantam a privacidade dos dados e reestabeleçam a confiança digital, defende a empresa.
Modernização de Leis & Políticas Públicas
A modernização de leis e políticas públicas é fundamental para o completo desenvolvimento da sociedade na era digital. Leis, regulamentos e políticas públicas devem contribuir para impulsionar a inovação, o empreendedorismo e definitivamente, a inclusão digital. Tudo isso para garantir os direitos do cidadão na era digital.
Sobre a Vivo
A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 97,8 milhões de acessos (2T18). A operadora atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B – banda larga fixa e móvel, ultra banda larga (over fiber), voz fixa e móvel e TV por assinatura. A empresa está presente em 4,4 mil cidades, sendo 4,2 mil com rede 3G e mais de 2,8 mil com 4G, segmento em que é líder de Market Share. A operadora ainda oferece o 4G+, internet duas vezes mais rápida que o 4G. No segmento móvel, a Vivo tem 75,3 milhões de clientes e responde pela maior participação de mercado do segmento (31,9%) no país, de acordo com resultados do balanço trimestral (2T18).
Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 21 países, 357,5 milhões de acessos, 122,5 mil colaboradores e receita de 52,0 bilhões de euros em 2017.
Ciente de sua responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança que recebe na utilização dos seus serviços, a empresa conta com a Fundação Telefônica Vivo. Desde 1999, a Fundação atua na formação da nova geração, apontando os caminhos para o desenvolvimento do país ao aplicar inovação à educação, empreendedorismo e cidadania, com diferentes projetos sociais nessas áreas.