A programação desta quarta-feira (21) da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará vai contar com o musical infantil “Emília, a boneca de gente” tendo como elenco crianças da rede pública de ensino de Fortaleza. A apresentação promete encantar todo o público. Durante a noite, a mesa “Jangurussu, Paris, Canudos” vai discutir a relação dos trabalhos do pintor Descartes Gadelha e da escritora Ângela Gutiérrez. Além destas a programação inclui mais de 100 atividades que acontecem das 9h às 22h desta quarta-feira.
As crianças da educação infantil da Escola Municipal de Fortaleza Lenira Jurema de Magalhães vão mostrar para todos da Bienal que são verdadeiras artistas logo pela manhã. São 20 atrizes com apenas 5 anos e que serão protagonistas do musical “Emília, a boneca de gente”, do autor brasileiro Monteiro Lobato.
Segundo a diretora da escola, Kátia Viana, o musical faz parte de um projeto em que os professores realizam atividades envolvendo todos os personagens de Monteiro Lobato. Além de deixá-las entusiasmadas com o musical, o projeto aproxima as crianças da literatura. “Faz uma grande diferença. Os alunos passam a buscar mais a leitura”, comenta.
À noite, por volta das 18h, o pintor Descartes Gadelha e a escritora Ângela Gutiérrez estarão juntos acompanhados por Inês Cardoso para um bate-papo sobre três lugares: Jangurussu, Paris e Canudos. Os locais possuem realidades e paisagens distintas, mas estão entrelaçados nos trabalhos dos artistas. “Canudos está na encruzilhada dos interesses dos dois. Tanto de Ângela quanto de Descartes. Pairs é o palco de parte da ação do livro de Ângela e o bairro Jangurussu, de Fortaleza, é fonte para a pintura de Descartes que retrata a realidade que ele viu por lá. A mesa vai tratar um pouco de tudo isso. Desses encontros geográficos que habitam muito nas obras dos dois”, ressalta Inês sobre a mesa que acontecerá às 18h, no Terreiro em Sonho, andar térreo do Centro de Eventos.
Além dos encontros e das apresentações infantis, haverá 13 lançamentos de livros, distribuídos nos seguintes espaços: Natércia Campos, Gramática Paladar, Praça O Quinze, Arena Multicultural Juvenal Galeno e na sala Cante Lá que Eu canto lá.
Confira os destaques da programação desta quarta-feira da XVIII Bienal Internacional do Livro do Ceará.
Mesa: Jangurussu, Paris, Canudos
Horário: 20h
Local: Terreiro em Sonho – andar térreo
Mesa: A vida é um drama, vivemos na cena
Horário: 13h30 às 16h
Local: Terreiro em Sonho – andar térreo
Espetáculo música: Cadê Meu Travesseiro
Horário: 09h às 09h15
Local: Sala A Escola dos Bichos – Mezanino 1 (1º andar)
Espetáculo música: Emília, a boneca da gente
Horário: 09h40 às 10h
Local: Sala O Desfile das Letras – Mezanino 1 (1º andar)
Bate-papo: Literatura, HQS, Cinema e Jogos
Horário: 16h
Local: Sala O Inventário do Cotidiano – Mezanino 2 (2º andar)
Mesa: Cordel na educação
Horário: 15h
Local: Praça Cordel
Lançamento: Tour Gastronômico de Fortaleza
Horário: 19h
Local: Café Literário
Oficina: Ilustração
Horário: 15h às 16h
Local: Pavilhão de Férias (Andar térreo)
Bate-papo: Paulo Freire à Bombordo (Porto Iracema das Artes) a Poética da existência: Paulo Freire e os Condenados da Terra
Horário: 16h30 às 18h
Local: Salão Paulo Freire – Mezanino 2 (2º andar)
Bate-papo: Acessibilidade e educação
Horário:: 17h às 19h
Local: Sala O Descobrimento do Brasil – Mezanino 1 (1º andar)
Bate-papo: Era uma vez uma mulher que queria falar de coletivos…
Horário: 17h
Local: Sala O Sal da Terra – Mezanino 2 (2º andar)
Leitura: Leitura Compartilhada: a literatura cearense e os espaços fortalezenses
Horário: 10h
Local: Sala Lira Cearense – Mezanino 2 (2º andar)
Sobre a Bienal
A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará é apresentada pelo Ministério da Cidadania e pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Realizada pelo Instituto Dragão do Mar, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, e Governo Federal, a Bienal do Livro conta com os patrocínios de Bradesco, Cagece, Grendene e Cegás, e com os apoios de Fecomércio, Sebrae, Universidade de Fortaleza (Unifor), Unilab, TV Ceará, Sistema Verdes Mares, Grupo O Povo, Café Santa Clara, RPS Eventos, Câmara Cearense do Livro, Sindilivros-CE, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Prefeitura de Fortaleza e das Secretarias de Educação (Seduc), Turismo (Setur), Cidades (SCidades) e Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece).
Serviço
XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Doação de Livros da Rede Palavra Livre
De 16 a 25 de agosto, de 9h às 22h
Entrada gratuita
Centro de Eventos do Ceará