No dia último dia 18 de maio, o Brasil celebrou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Para marcar a data, o curso de Psicologia do Centro Universitário Fametro (Unifametro) promove, de 22 a 24 deste mês, a II Semana de Luta Antimanicomial, no Campus Conselheiro Estelita.
A programação inicia no dia 22 com oficinas e exibição do filme “Bicho de Sete Cabeças”. Além disso, no dia 23, acontece uma mesa redonda, abordando o uso (excessivo) de substâncias e as políticas de tratamento. Para compor a mesa, foram convidadas Olga Nogueira de Sousa, psicóloga com experiência na área Saúde Mental Coletiva e organizadora da Casa de Inventos, e Carla Lima Simões, psicóloga com experiência profissional no Hospital de Saúde Mental de Messejana.
Já no dia 24, a mesa redonda irá tratar da temática: “Hospitalizações e Luta Antimanicomial: conversas e controvérsias sobre saúde mental”. Compõe a mesa Ana Claudia Veneziani; psiquiatra com experiência em atendimentos hospitalar e domiciliar a pacientes psiquiátricos e CAPS AD; Raquel Alencar Rolim Barreira, psicóloga com vivência profissional em hospital e colaboradora do IPREDE; e Jenyffer de Lima Nascimento, acadêmica do curso de Psicologia da Unifametro e estagiária do CAPS AD.
A semana encerra com apresentação da Campanha: Direitos Humanos, marcada para o dia 24 de maio, às 10h. As atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados. Mais informações: coordenacaopsicologia@unifametro.edu.br ou instagram: @psiunifametro .



















