Uma manhã de serviços à população será realizada na Praça do Ferreira, na próxima sexta (05/05), Dia do Uso Racional de Medicamentos
No dia 5 de maio é comemorado o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos. Para lembrar a data, o Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRFCE), assim como os conselhos regionais dos 26 estados e do Distrito Federal e o Conselho Federal de Farmácia, adere ao Desafio Global lançado no dia 29 de março pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As entidades conclamam os farmacêuticos e demais profissionais da saúde de todo o país a trabalhar pela meta de reduzir em 50% os danos graves e evitáveis associados a medicamentos, nos próximos 5 anos.
No Ceará, as atividades serão desenvolvidas na próxima sexta (05/05), na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. A manhã de serviços tem o intuito de alertar para o uso racional de medicamentos com uma equipe de farmacêuticos clínicos de plantão, que vão aferir pressão arterial e dispensar mudas de plantas medicinais (distribuição de mudas e orientação quanto uso adequado das plantas medicinais). Ações semelhantes serão desenvolvidas em todo o país, pelos demais conselhos regionais.
De acordo com dados divulgados pela OMS, os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e prejudicam aproximadamente 1,3 milhões de pessoas anualmente apenas nos Estados Unidos. Os números são semelhantes nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil. Uma amostra no Ceará preocupa: 566 atendimentos foram realizados no Centro de Assistência Toxicológica do Instituto Doutor José Frota (IJF) por intoxicação medicamentosa acidental nos últimos dois anos.
O Desafio Global – Global Patient Safety Challenge on Medication Safety (disponível em inglês) – tem como finalidade abordar as fragilidades que levam a erros de medicação e os graves danos que isso pode acarretar. A iniciativa estabelece maneiras de melhorar a forma como os medicamentos são prescritos, distribuídos e utilizados, e aumentar a conscientização entre os pacientes sobre os riscos associados ao uso indevido de medicações.
A campanha também visa envolver a população, razão pela qual serão divulgadas orientações sobre como evitar erros que resultem em danos graves, como utilizar o medicamento ou a dose errada no momento errado. Além de incentivar o uso correto e racional, a campanha ainda pretende estimular a participação do paciente na condução do seu tratamento.
::: Serviços farmacêuticos gratuitos pelo uso racional de medicamentos
Data: sexta-feira (05 de maio de 2017)
Horário: de 8 às 12 horas
Local: Praça do Ferreira
Serviços: orientação quanto ao uso racional de medicamentos, aferição de pressão arterial, dispensação de mudas de plantas medicinais (distribuição de mudas e orientação quanto ao uso adequados de plantas medicinais)
- postado por Oswaldo Scaliotti




















